Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : PLANOS E PROGRAMAS DE SAUDE [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 11 [refinar]
Mostrando: 1 .. 11   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 11 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7297
Autor:Baldasso, Elisabete Kruk de Freitas
Título:Avaliação da testagem rápida para o HIV em parturientes de uma maternidade pública de Dourados, Mato Grosso do Sul^ipt Evaluation of rapid testing for HIV in pregnant women attending a public maternity hospital in Dourados, Mato Grosso do Sul-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 2010. xi,73 p. ^btab.
Tese:Apresentada a Escola Nacional Saúde Pública Sérgio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A epidemia da infecção pelo HIV/AIDS se constitui em um fenômeno global, atingindo todas as pessoas, independente de situação sócio-econômica. Devido ao aumento da transmissão por contato heterosexual, a população feminina se tornou mais vulnerável o que, consequentemente, levou a um aumento na transmissão materno-infantil ou transmissão vertical. Em 2002, o Ministério da Saúde criou o Projeto Nascer, que tem por objetivo diminuir a transmissão vertical do HIV, a morbi-mortalidade da sífilis congênita e melhorar a qualidade da assistência perinatal. Em 2007, o Ministério da Saúde, neste mesmo contexto, lança o Plano para a Redução da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis no Brasil. Atualmente, em torno de 84 por cento dos casos de AIDS conhecidos em crianças brasileiras foram atribuídos à transmissão vertical. A taxa estimada de transmissão vertical do HIV no Brasil em 2004 foi de 6,8 por cento e na região Centro-Oeste, 4,3 por cento. No estado de Mato Grosso do Sul, a cobertura da testagem sorológica para o HIV foi de 83 por cento em 2003, em contraste à cobertura nacional, cuja cobertura se encontra por volta de 40 por cento. Os objetivos desta dissertação foram avaliar a testagem rápida para o HIV às parturientes de uma maternidade pública cadastrada no Projeto Nascer em Dourados, Mato Grosso do Sul, averiguando a oferta e a disponibilidade do teste rápido na maternidade caso e avaliando o grau de implantação do Projeto Nascer, considerando a construção do modelo lógico e seus componentes...(AU)^iptThe epidemic infection by HIV/AIDS constitutes itself into a global phenomenon, reaching all types of people, regardless of socio-economic status. Due to the increase in transmission by heterosexual contact, the female population has become more vulnerable and, consequently, there has been an increase in maternal-infant transmission or vertical transmission.In 2002, the Ministry of Health created the Birth Project whose aim is to reduce the vertical transmission of HIV, the Morbi-mortality of congenital syphilis and improve the quality of pre natal treatment. In 2007, the Ministry of Health, on the same issue, launched the Vertical Transmission of HIV and Syphilis Reduction Project.Currently, around 84% of AIDS cases known in Brazilian children were attributed to vertical transmission. The estimated rate of vertical transmission of HIV in Brazil in 2004 was 6.8% and 4.3% in the Central-West of the country.In the state of Mato Grosso do Sul, serologic testing coverage for HIV in pregnant women was 83% in 2003, in comparison to the national coverage which is roughly 40%.The goals of this dissertation were to assess the rapid testing of HIV in parturients of a public maternity in the Birth Project in Dourados, Mato Grosso do Sul, investigating the offer and availability of the rapid test during maternity and evaluating the grade of implantation...(AU)^ien.
Descritores:HIV/imunol
Transmissão Vertical de Doença Infecciosa/prev
Sorodiagnóstico da AIDS
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/transm
Avaliação em Saúde
Estudos de Casos
Planos e Programas de Saúde
 Gestantes
 Brasil
Limites:Humanos
Feminino
Gravidez
Meio Eletrônico:http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/ge...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico


  2 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7220
Autor:Fernandes, Maria Eugênia Lemos
Título:Avaliação da contribuição do marketing social de preservativos masculinos e de ações junto do setor público para o aumento do acesso e do uso de preservativos, como estratégia na prevenção do HIV/AIDS/DST no Brasil, por um participante The contribution of the Social Marketing of male condoms as a strategy for HIV/AIDS in Brazil: a 10 years experience analysis by a participant-
Fonte:São Paulo; s.n; 2003. viii,124 p. mapas, tab, graf.
Tese:Apresentada a Secretaria de Estado da Saude. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Descrita inicialmente em 1981 em homossexuais, nos Estados Unidos, a AIDS é hoje a quarta causa de morte no mundo. Causada pelo vírus HIV, a sua prinicpal forma de transmissão é através das relações sexuais. No Brasil, a maioria dos casos de AIDS notificados ao Ministério da Saúde está ligada à transmissão sexual. Em razão de a infecção pelo HIV (e a AIDS) não ter tratamento curante, e de não existir prevenção por vacina, e microbicidas tópicos eficientes, resta às pessoas sexualmente ativas, ou a monogamia mútua por toda a vida para o casal não infectado, ou o uso de preservativo como único método disponível na redução do risco de infecção por transmissão sexual. Em 1992, o acesso ao preservativo masculino no Brasil através do mercado era extremamente limitado. Visando aumentar o acesso no Brasil, iniciou-se uma intervenção que incluía a implementação do programa de "Marketing social" de preservativos e uma série de ações na área de políticas públicas, a fim de aumentar o acesso da população ao principal meio de prevenção da transmissao sexual do HIV. Este trabalho tem como finalidade avaliar a contribuicao da intervenção na expansão do mercado brasileiro, para expandir, por sua vez, o acesso e o uso de preservativo masculino no país como estratégia de prevenção da transmissão sexual do HIV.
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prev
Infecções por HIV/prev
Doenças Sexualmente Transmissíveis/prev
Estratégias Nacionais
Preservativos
Planos e Programas de Saúde
Política Social
 Brasil
Meio Eletrônico:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/arquivos/arquivos_...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico


  3 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7053
Autor:Camarnado Junior, Drausio Vicente
Título:Os sentidos da violência nos programas e serviços de saúde em DST/AIDS The sense of violence on programs and services of health treating STD/AIDS-
Fonte:São Paulo; s.n; 2005. 231 p. tab.
Tese:Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:A violência é uma constante na história da humanidade. No campo da saúde, tem ocupado a atenção dos estudiosos sendo concebida como um fenômeno social complexo, gerando embates e controvérsias entre os variados domínios do saber, fazendo emergir a polissemia de repertórios quando dos seus discursos. A compreensão da violência exige tratá-la como um fenômeno mundial, histórico e multifatorial, enredado às questões macrossociais e estruturais. A partir disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer os repertórios interpretativos utilizados pelas pessoas sobre o fenômeno-violência, nos programas e serviços de saúde em DST/aids, e quais são seus possíveis sentidos. Os objetivos específicos são: 1- indentificar as convergências e divergências discursivas com relação à percepção desse fenômeno e como se comportam diante dele; 2- apontar, a partir de suas proposições, possíveis estratégias de intervenção para o seu enfrentamento. Optamos por uma abordagem teórico-metodológica alicerçada no construcionismo social e na análise das práticas discursivas e da produção de sentidos no cotidiano. Como,procedimetnos de coleta e análise de dados, utilizamos a discussão da evulução dos discursos sobre violência na literatura, a caracterização dos contextos das práticas dos profissionais em DST/aids e a história dos usuários que se utilizam dessas práticas. Foram realizadas entrevistas com gestores dos níveis federal, estadual e municipal; gerentes, executores de serviços e usuários. A partir da análise de associações de idéias construídas durante as entrevistas, foi possível identificar os repertórios utilizados na construção dos sentidos sobre a violência, e a circulação desses repertórios no cotidiano dos profissionais e usuários. De maneira geral, as análises evidenciaram que os sentidos atribuídos ao fenômeno transitam da violência que se expressa por meio de atos e ações às formas veladas, insidiosas, manifestadas pelo preconceito, pela discriminação e pela sujeição do outro. Os repertórios interpretativos que emergiram foram sintetizados em quatro temáticas: a violência e a (des)organização dos serviços, a violência de fora e a violência de dentro, da diferença à desigualdade e a comunicação como possível solução. Ao circunscrever este estudo na arena das DST/aids, o tema assume relevância porque a pandemia desvela os comportamentos ditos privados, trazendo à cena (des)conhecidas questões - a sexualidade, o uso de drogas e a morte que se apresentam evocadas,...(AU).
Descritores:Violência
Serviços de Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Relações Interpessoais
Planos e Programas de Saúde
Direitos Humanos
 Direito à Saúde
 Agressão
 Comportamento Social
 Ajustamento Social
 Atitude do Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://ses.sp.homolog.bvs.br/lildbi-textos/docsonl...
Localização:BR1310.1; Formato eletrônico


  4 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7035
Autor:Gonçalves, Dreyf Assis; Matida, Luiza Harunari
Título:Guia de referências técnicas e programáticas para as ações do plano de eliminação da sífilis congênita^ipt ..-
Fonte:São Paulo; CRT-DST/AIDS; 2010. 1 CD p. ^bilus, ^btab.
Descritores:Sífilis Congênita
Sífilis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Planos e Programas de Saúde
Brasil
Limites:Humanos
Feminino
Gravidez
Meio Eletrônico:http://www.crt.saude.sp.gov.br/resources/crt_aids/...
Localização:BR1310.1; CD138


  5 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:6998
Autor:Gonçalves, Dreyf Assis; Matida, Luiza Harunari
Título:Guia de referências técnicas e programáticas para as ações do plano de eliminação da sífilis congênita^ipt Guide to technical and programmatic references to the actions of the plan to eliminate congenital syphilis-
Fonte:São Paulo; CRT-DST/AIDS; 2010. 195 p. ^bilus, ^btab.
Descritores:Sífilis Congênita
Sífilis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Planos e Programas de Saúde
Brasil
Limites:Humanos
Feminino
Gravidez
Meio Eletrônico:http://www.crt.saude.sp.gov.br/resources/crt_aids/...
Localização:BR1310.1; L2679


  6 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6860
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica*.
Título:Manual dos centros de referência para imunobiológicos especiais ..-
Fonte:Brasília; Ministério da Saúde; 2006. 188 p. tab. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
 (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
Descritores:Imunização
Centros de Saúde
Alergia e Imunologia
Planos e Programas de Saúde
Vacinas
Vacinação
Localização:BR1310.1; L2620


  7 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6642
Autor:Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde*.
Título:Ciência e tecnologia em saúde Science and technology in health-
Fonte:Brasília; CONASS; 2007. 166 p. mapas, tab, graf. (Coleção progestores - para entender a gestão do SUS, 4).
 (Coleção progestores - para entender a gestão do SUS, 4).
Descritores:Sistema Único de Saúde
Sistemas de Saúde
Ciência
Tecnologia Biomédica
Pesquisa
Política de Saúde
Planos e Programas de Saúde
Sistemas de Informação
Localização:BR1310.1; L2561


  8 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:6637
Autor:Monteiro Júnior, Cláudio Celso
Título:Ações em DST/HIV/Aids em unidades básicas de saúde e planos de ações e metas: apontamentos sobre quatro municípios paulistas Action in DST/HIV/Aids in basic units of health and plans of action and goals: notes on four São Paulo cities-
Fonte:São Paulo; s.n; 2008. 131 p. .
Tese:Apresentada a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Controle de Doenças para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A descentralização das ações referentes ao enfrentamento da epidemia de HIV/Aids através da incorporação progressiva destas ações pela aREde de Atenção Básica a Saúde, vem sendo a estratégia desenvolvida pelo Estado de São Paulo, em razão das atuais tendências epidemiológicas. para tanto, esta descentralização vem sendo monitorada através de metodologia especialmente desenvolvida pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo. Paralelamente, o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/Aids estabeleceu a política de incentivo as ações em DST/Aids, possibilitando a estados e municípios receberem recursos específicos a estas ações, através da pactuação de metas. O presente trabalho tem por objetivo verificar se, por ocasião da pactuação de metas, houve, por parte dos municípios, a pactuação de metas referenteà descentralização das ações para a Rede de Atenção Básica, bem como, a maneira pela qual tais metas vêm sendo cumpridas ou não. Para tanto, foi utilizada a aproximação qualitativa, para o desenvolvimento de estudo comparativo de casos, junto a quatro municípios paulistas(AU)^ipt.
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Planos e Programas de Saúde
Financiamento em Saúde
Descentralização
Atenção Primária à Saúde
Brasil
Limites:Humanos
Meio Eletrônico:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/arquivos/arquivos_...
Localização:BR1310.1; T0337


  9 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6485
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos*.
Título:Plano brasileiro de vacinas anti-HIV 2008-2012: pesquisa, desenvolvimento e inovação Brazilian HIV vaccines plan 2008-2012: research, development and innovation-
Fonte:Brasília; Ministério da Saúde; 2008. 72 p. tab. (Programa Nacional, 10).
 (Programa Nacional, 10).
Descritores:Vacinas contra AIDS
Infecções por HIV/prev
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prev
Planos e Programas de Saúde
Limites:Humano
Localização:BR1310.1; L2519


  10 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6407
Autor:Francisco, Márcio Tadeu Ribeiro
Título:A gestão em parceria de projetos de saúde em DST/AIDS: a emergência de um estilo gerencial: uma experiência testada Joint-management in partnership of DST/AIDS health projects - the emergence of a managerial style: a tested experience-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 2000. 116 p. ilus, tab, graf.
Tese:Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:O objeto deste estudo é o estilo gerencial de implantação de projetos em saúde na área de prevenção das DST/AIDS na Universidade. São questões da pesquisa: -O que é gerenciar projetos de prevenção das DST/AIDS numa Universidade? -Qual a relação existente entre estilo gerencial e a criação de propostas alternativas de trabalho para a prevenção dessas doenças? Objetiva-se registrar a experiência da gestão desses projetos e a inserção da Universidade na proposta de alternativas de transformação dessa realidade social; discutir os relatórios desses projetos e as experiências, definindo seu estilo gerencial e as características da realização do trabalho. Seu marco referencial apoia-se principalmente, no fenêmeno da complexidade (Morin, 1990), na gestão social (Tenório, 1998) e na inter-relação dos fenômenos ambientais, das relações interpessoais e da subjetividade humana (Demo, 1997). Aplicou-se o método qualitativo de pesquisa através dos tipos de estudo-caso real, análise de documentos (relatórios de projetos) e análise de discurso referente a três projetos na área de prevenção das DST/AIDS implantados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no período de 1997-2000: "Só alegria Vai Contagiar! O Samba da Prevenção Vai Pegar Neste Carnaval", que atinge cerca de 50.000 pessoas do mundo do samba; "Vest/AIDS", que visa 4.000 calouros da UERJ; e "Mulher, Samba e Saúde", que mobiliza três comunidades carentes dos Morros da Mangueira, dos Macacos e da Formiga, vizinhos da UERJ,no Município do Rio de Janeiro. Aplicou-se formulário semi-estruturado, testado previamente, para registro dos itens de significação de cada relatório de projeto e das experiências vividas. Utilizaram-se as categorias de análise; gerência e parceria em projetos que integram ensino, pesquisa e extensão; diversidade em planejamento / parceria / participação e pluralismo institucional / econômico; desafios da complexidade e construção da cidadania e do ambiente; papel do governo e das instituições / responsabilidades e direitos...(AU).
Descritores:Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prev
Doenças Sexualmente Transmissíveis/prev
Universidades
Localização:BR1310.1; T0155


  11 / 11 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:3362
Autor:Pluciennik, Ana Maria Aratangy; Faundes, Anibal; Volochko, Anna
Título:Contribuiçao para o planejamento de um programa de saude da mulher no Estado de Sao Paulo ..-v.1
Fonte:Sao Paulo; Secretaria da Saude; 1986. ^f1^l34 p. tab, graf.
Resumo:Um programa de saúde da mulher deve ser entendido como um subprograma de atençäo à saúde do adulto e deverá atingir todas as camadas da populaçäo, oferecendo serviços para a prevençäo, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde. Considera que o programa de saúde da mulher deve ser parte da Rede Básica de Saúde e supöe um programa integrado, onde a porta de entrada é o Centro de Saúde e conforme a complexidade, devem existir unidades de nível secundário e terciário. (AMSB).
Descritores:Serviços de Saúde para Mulheres/org
Planejamento em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Programas Médicos Regionais
Centros de Saúde/org
Prestação de Cuidados de Saúde/org
Cuidado Pré-Natal
Neoplasias Mamárias
Climatério
Infertilidade
Anticoncepção
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Sugestão
Médicos
Planos Governamentais de Saúde
Limites:Humano
Feminino
Meio Eletrônico:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/arquivos/arquivos_...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information